quixabeira - meaning and definition. What is quixabeira
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quixabeira - definition

Quixabeira (planta); Sideroxylon obtusifolium

quixabeira         
sf (quixaba+eira) Bot Árvore sapotácea frutífera (Bumelia obtusifolia), também denominada quixaba.
Quixabeira         
Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), também conhecida como quixaba, quixaba-preta, sapotiaba, espinheiro, coronilha,Espinheiro, coronilha. Herbário do Departamento de Ciências Florestais.
quixabeira         
s.f. (-1902 cf. Sertões) -angios árvore de até 15 m ( Sideroxylon obtusifolium ), da fam. das sapotáceas, nativa do Brasil (PI a MG), com espinhos fortes, folhas coriáceas, flores aromáticas e bagas roxo-escuras, doces e comestíveis; quixaba, quixaba-preta, rompe-gibão [A madeira é dura; a casca tem propriedades adstringentes e tonificantes; as folhas e os frutos são forrageiros.]
-etim quixaba + -eira

Wikipedia

Quixabeira

Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), também conhecida como quixaba, quixaba-preta, sapotiaba, espinheiro, coronilha, maçaranduba-da-praia ou rompe-gibão, é uma árvore de até 15 m de altura, da família das sapotáceas, nativa do Brasil, mais precisamente dos estados do Piauí e de Minas Gerais, mas também ocorre em outros estados do Nordeste brasileiro. É típica das caatingas onde ocorre em solos de textura argilo-arenosa.

A madeira é dura; a casca tem propriedades adstringentes e tonificantes; as folhas e os frutos são forrageiros, servindo de alimento para o gado na época das secas. Sua casca tem propriedades tônicas, adstringentes e antidiabéticas. Possui espinhos fortes, folhas oblongas e cartáceas, flores aromáticas e bagas roxo-escuras, doces e comestíveis. A casca tem propriedades antiinflamatórias, sendo utilizada como cicatrizante através de chás ou infusões hidroalcoólicas. Devido à sua grande utilização na medicina alternativa e ao corte indiscriminado na vegetação das caatingas nordestinas, a espécie está na condição de rara e necessita de incentivos para a sua reprodução e manutenção na flora brasileira.